Apesar da fama de continente caro, a Europa oferece boas opções de hospedagem para quem viaja com o orçamento controlado. A chave é escolher cidades menos turísticas, hostels, albergues públicos, campings e acomodações alternativas.
- 🇵🇱🇭🇺🇷🇴🇧🇬 Europa Central e Leste Europeu: Países como Polônia, Hungria, Romênia e Bulgária têm hostels por ótimos preços e hotéis simples com excelente estrutura. Cidades como Cracóvia, Budapeste e Bucareste são boas escolhas.
- 🇵🇹🇪🇸 Portugal e Espanha: Oferecem albergues públicos (como os albergues da juventude) e pensões com bom custo-benefício, especialmente fora da alta temporada.
- 🇫🇷🇮🇹 França e Itália: Embora mais caras, é possível economizar em cidades menores e com hospedagens alternativas como Airbnbs simples, monastérios ou campings.
- 🇦🇱🇲🇪🇧🇦 Balcãs: Países como Albânia, Montenegro e Bósnia-Herzegovina ainda têm preços muito acessíveis, inclusive em hospedagem.
Dica: Para economizar ainda mais, considere plataformas como Couchsurfing (hospedagem gratuita com moradores locais) ou Workaway (troca de trabalho por hospedagem).